quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

NOSSOS ÚLTIMOS TRABALHOS









Em mais de 20 anos de atividade o LATEX - Laboratório de Artes e Teatro Experimental, já produziu uma gama considerável de espetáculos teatrais, oficinas e eventos artísticos em geral, no entanto, vale ressaltar os trabalhos realizados nos últimos anos, cuja qualidade técnica e projeção no cenário artístico e cultural do Brasil, possibilitou a realização de um sonho antigo de seus fundadores: A CRIAÇÃO DA ESCOLINHA DE ARTES EM PRÉDIO PRÓPRIO.
2001 - O Ator, diretor e dramaturgo Pablito Torres, escreve e dirige o Espetáculo Banana City, que conta com um elenco de 23 adolescentes e adultos, todos alunos da Oficina de Iniciação ao Teatro promovida pelo LATEX em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cachoeiras de Macacu, através do então Assessor de Cultura Adilson Murizini. Esse espetáculo participa do Festival Estadual de Teatro da FETAERJ em 2002 e recebe indicação para os prêmios de Melhor Ator Coadjuvanto - Pedro Souza, Melhor Texto - Pablito Torres, Melhor Diretor - Pablito Torres e Melhor Espetáculo, além de uma Menção Honrosa do Juri pelo trabalho realizado com crianças e jovens.

2002- Como término de mais uma de suas oficinas, o LATEX monta no final desse ano, o espetáculo O AUTO DA NATIVIDADE, com texto de Vinícius Maia e Pablito Torres e direção deste último. Um trabalho de rua que trás para os dias atuais a história do nascimento de Jesus Cristo e mistura com a encenação naturalista elementos circences e instrumentos alternativos confeccionados com sucata e material reciclado.
2003- Numa parceira com o Grupo ROMELUTA, de Márica, o LATEX produz e monta o Espetáculo Escória, com direção de José Carlos de Almeida. No elenco: Perceu Silva, Pablito Torres, Isabel Oliveira e Paulo Sérgio Pica-Pau.
2004- Nesse ano o LATEX monta o espetáculo Dona Dengosa e percorre as 34 escolas do município de Cachoeiras de Macacu com seu projeto de teatro na escola. Participa ainda do Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis e do Festival de Teatro da FETAERJ, onde recebe indicação ao prêmio de Melhor Sonoplastia.

2005- Uma perceria entre o SESC-RIO e o Grupo Nós do Morro, trás à Cachoeiras de Macacu o Projeto Tempo Livre, com oficinas de capacitação para atores, atrizes e técnicos que culmina com montagem do espetáculo Tragédias, Comédias, Dramas e outras Viagens Teatrais, com direção de Andrea Cevidanes (Grupo Atores de Laura), João Policeto (Grupo Atores de Laura) e Pablito Torres (LATEX). No elenco, alunos da oficina de teatro do LATEX. Nesse mesmo ano é feita pelo LATEX uma nova montagem do espetáculo Escória, com direção de Pablito Torres e tendo no elenco Érica Costa, Phelipp Raposo, Rodrigo Schuenk e Bruno Leandro.

2006- A imposição de apoios políticos visando as eleições municipais de 2008, por parte do Secretário de Educação e Cultura, faz com que o LATEX rompa uma parceria de 15 anos com a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu. A partir de então Pablito Torres e Adauri Serra passam a se empenhar duramente em conseguir estruturar o LATEX com a intenção de conquistar sua sede própria. Ainda nesse ano, Paulo Garcêz e Phelipp Raposo dividem a cena no espetáculo Descanse em Paz, com texto de Vinicius Maia e Pablito Torres e direção deste último.

2007- Obras, obras e mais obras, até que no fim deste ano o LATEX finalmente consegue seu espaço que já se encontra em fase final de construção. Mesmo assim, muitos trabalhos foram realizado nesse ano, principalmente fora de Cachoeiras de Macacu, como oficinas, reciclagens enegociação de apoiso culturais.

2008- O ano de 2008 promete ser não um ano singular para o LATEX, mas plural, pelas possibilidades que se apresentam a partir da inauguração oficial de sua Escolinha de Artes a partir de Março.

Esse trajetória do LATEX nos últimos anos mostra e respalda o grupo, que sempre se empenhou em fazer o melhor para projetar o nome de Cachoeiras de Macacu no cenário artístico e cultural do país, bem como o nome dos artístas que estão ou estiveram envolvidos nas atividades do LATEX. Sabemos que ainda há muito o que se fazer, mas temos a certeza de que nosso esforço não é vão e que temos muitas conquistas pela frente junto com aqueles que sempre acreditaram em nós e em nossa filosofia de trabalho.

Nenhum comentário: