terça-feira, 8 de janeiro de 2008

UM SONHO A SE TORNAR REALIDADE

Em 1984, Eu (Pablito Torres), junto com Adauri Serra e outros amigos, fundamos o Grupo de Teatro Arte, Vida & Cor. Eramos adolescentes e tinhamos, além de muita vontade de viver intensamente, um sonho de nos tornarmos um grupo de teatro conhecido e respeitado pela qualidade de nosso trabalho.

Dentre nossos muitos desejos, havia o de construir um local onde pudessemos realizar nossos trabalhos sem depender dos favores de ninguém, principalmente daqueles que sempre pedem alguma coisa em troca e que insistem em querer que fiquemos com o rabo preso com eles.

Os anos se passaram, pessoas entraram e sairam do grupo de teatro. Vários trabalhos foram montados, muitos prêmios foram ganhos em festivais. Muitas alegrias e muitas tristezas, muitas vitórias e muitas derrotas. Mas o sonho de termos nosso cantinho, esse nunca morreu.

O Arte, Vida & Cor, por decisão de seus membros, em 1991, virou LATEX - Laboratório de Artes e Teatro Experimental e passou a oferecer oficinas de teatro para atores iniciantes, mais tarde para intermediários e por fim para atores em estágio mais avançado. Muitos do que fazem ou fizeram teatro em Cachoeiras de Macacu de 1991 pra cá, foram alunos do LATEX e me deram o prazer de serem meus alunos, nos mais de 15 anos em que ministrei e fui responsavel pelo programa de oficinas de teatro em nosso município.

Hoje, com 40 anos de idade e 24 anos à frente do LATEX, novamente junto com Adauri Serra, vemos o nosso sonho inicial se tronar realidade. INAUGURAREMOS EM MARÇO, se Deus quiser, A ESCOLINHA DE ARTES DO LATEX. Um local nosso, onde poderemos realizar nossos trabalhos e compartilhar com quem quiser se juntar a nós, toda a experiência que adquirimos nesses longos a árduos anos de luta pela arte.

Muito mais que um grupo de teatro, o LATEX hoje, é um laboratório de experiências artísticas, como seu próprio nome sempre sugeriu. Teremos cursos de TEATRO, DANÇA, MÚSICA, DESENHO, PINTURA, ARTESANATO e muito mais. Nossa sede conta com um salão de 50 m² totalmente recoberto com piso emborrachado para pratica de teatro, dança e circo. Conta ainda com sala de aula de música, atelier para desenho, pintura, escultura e artesanto, e mais, tudo isso anexo a uma LAN HOUSE com acesso a internet banda larga, biblioteca virtual, cursos on-line e uma bomboniere.

Agora percebo que um sonho pode sim virar realidade e que não é necessário se corromper, se vender, perder sua dignidade ou se macular de qualquer outra forma para conseguir o que deseja. A gente só precisa de coragem, talento, responsabilidade e sobretudo fé. Fé em DEUS, fé nas nossas convicções, fé nos nossos sonhos e muita, mais muita fé na VIDA.


Pablito Torres


Diretor do LATEX

3 comentários:

VIRTUAL TEATRO disse...

Poucos grupos realizam trabalhos sérios, preocupados com a qualidade artística e sobretudo com inclusão sociuo-cultural e, pelo que já conhecemos de seu trabalho, através do seu diretor Pablito Torres, o LATEX é, sem dúvida, um desses grupos sérios. Com certeza, a Escolinha de Artes do LATEX, contribuirá muito para o crescimento artístico e cultural do Município de Cachoeiras de Macacu, assim como já vem fazendo há muito anos. Nós, da equipe VIRTUAL TEATRO, apoiamos essa iniciativa e reconhecemos a mesma como fator de contribuição para a diminuição das desigualdedes sociais. Parabéns ao LATEX!!!

EQUIPE VIRTUAL TEATRO

perceu disse...

Vc sabe que eu sou seu fã. O trabalho que vc realiza é fantástico e contribui muito pro crecimento cultural do município onde vc mora.É uma pena que as autoridades da sua cidade não percebem isso. Parabéns pelo projeto! Pode contar comigo! Dentro do possível, estarei aí para somar.
Saudações teatrais!
PERCEU

Unknown disse...

Me chamo Valneide Moreno e estou fazendo uma pesquisa para Avaliação dos Pontos e Pontões de Cultura, como seu projeto Latex, pra Fgv e preciso do seu contato. Não tenho seu telefone 21992823995. Desde já agradeço